terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Nova Cara da MPB!


Sons peculiares, personalidade nos ritmos, literalmente um som miscigenado, nada melhor pra um som ser bem brasileiro.



O Brasil que por um bom tempo,(até os anos 80), teve um cenário musical rico em músicas de qualidade, e agora passa por uma decadência nos seus mais variados estilos, talvez seja por culpa das gravadoras, que querem sempre apostar em estilos que tragam lucro imediato e temem investimentos na música de qualidade que leva um tempo maior pra se tornar rentável.


Talvez seja culpa das pessoas que insistem em ouvir "Calipso", "Ivete Sangalo", "Babado Novo" e etc., que enriquecem o repertório brasileiro com: Poeira, Bola de Sabão, A Lua Me Traiu, entre outras perólas.



Mas afinal de contas não queremos músicas com letras inteligentes, instrumentos bem afinados, vozes encantadoras, queremos é sair do chão com músicas contagiantes, muito barulho, queremos "levantar poeira", como diria a nossa musa "Ivetinha".



Mas, uma luz esta surgindo no fim do túnel, e não é um trem, é a "Nova MPB", que surge como esperança para algumas pessoas que ainda prezam bela boa música brasileira.



Talentos como Mariana Aydar, Vanessa da Mata, Céu, Cibelle(foto acima) entre outros, compõe um seleção de artistas quem trazem um novo suspiro de vida para o Brasil, que há muito vem pedindo que novos talentos surgissem para reanimar o nosso cenário musical.



E um bom sinal é que, por mais difícil que esteja sendo para esse artistas divulgarem seus trabalhos no Brasil, as pessoas estão se empenhando em buscar por esses novos talentos da MPB, o que nos faz pensar que nem tudo está perdido.



Valorizemos um pouco mais as boas músicas que estão surgindo ai, pra que nossos artistas, assim como a cantora Cibelle, não vá lançar seu trabalho na Europa, e possa plantar e colher os frutos do seu talento e da sua boa música, aqui no Brasil, afinal de contas será melhor pra todos assim, a música brasileira ganha em qualidade e nós ganhamos mais uma opção de boa música, o que está em baixa nos nossos dias.Fica aí a dica.

3 comentários:

José Wiebbeling disse...

E o que acho mais positivo é que é uma renovação e não uma volta ao que se foi. Música é algo que vai em frente! Essa decadência da MPB foi na verdade uma super valorização de ritmos regionais. Mas isso deve ter sido positivo em algum aspecto. Mas sinceramente, não sou fã da Joelma.
Abraço!

Marina disse...

Ei Paulo, concordo eternamente contigo em relaçao a este tema.. Nesse exato momento estou escutando Marina Lima e realmente esse novo universo musical esta cada dia pior... Grande abraço

Wady Issa Fernandes disse...

Escrevo porque o tema continua atual, apesar do post ser de 2008. Do meu ponto de vista o que tivemos durante cerca de 20 anos foi um cenário musical dominado pelo departamento de marleting das grandes gravadoras e meios de comunicação em massa. A meu ver esse cenário só passou a mudar a partir do desenvolvimento da internet, que sendo um meio de comunicação em massa democrático, possibilitou que nomes, que antes não tinham espaço, pudessem trilhar um caminho independente. Sou artista também (músico cantor - as minhas músicas uma Nova MPB você escuta em www.dessambando.com ) e se não fosse pela internet jamais conseguiria divulgar direito meu trabalho, porque infelizmente, no que diz respeito ao mainstream, nada muda. A CÉU, por exemplo, precisou fazer sucesso fora do Brasil primeiro antes que fosse reconhecida por aqui. a situação é difícil, mas quem procura acha coisa muito boa sendo feita por ai.