sábado, 10 de maio de 2008

Tributo a Bob Marley


Após muito tempo fora do ar, o blog Comentário Cultural volta com novidades. O norte desse trabalho sempre - desde janeiro com duas postagens – foi a música e a arte nacional, mas, hoje, especialmente hoje, abriremos uma exceção, para homenagear Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, o ícone do reggaemusic.
Aos 11 de maio de 1981, morria o líder de uma geração embalada pelo reggae e pelo cigarro artesanal. Bob foi, (e continua sendo, pois, sua música vive), sem dúvida o maior divulgador do reggae e da religião rastafári, com seu sorriso estampado no rosto, ele transmitia uma energia positiva por onde passava, isso fica explicito em seus clipes, onde a sua paz de espírito se torna sensível a todos.
Bob Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele da mesma maneira em que os católicos fazem uso do pão pra representar o corpo de Jesus, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris. Na capa de Catch a Fire inclusive ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas de suas músicas, na música “Legalize Marijuana”, ele faz uma “leve” apologia à legalização da erva, que ele diz na música ser usada por todos, tanto homens como animais, na música ele diz: “Legalize, eu a venderei!”.
Além disso, Bob, usava muito de problemas sociais pra escrever suas letras, pois, ele vivia em um país em que as condições sociais não eram as melhores. Em muitas de sua músicas, ele deixa uma mensagem sobre os tempos de escravidão, pois, na Jamaica, a grande maioria da população descende de escravos, isso fica claro nas músicas, “Buffalo Soldier” e “Redemption Song”, entre outras, nesta última ele diz: “Velhos piratas, sim, eles me roubaram, me venderam para navios mercantes,minutos depois eles me jogaram no fundo do porão, mas, minhas mãos foram fortalecidas pelas mãos do todo poderoso, nós avançamos nessa geração triunfantemente.”
Os hits mais conhecidos de Bob Marley são: Three Little Birds, No Woman No Cry, Redemption Song, Is This Love, Could You Be Loved, One Love, Buffalo Soldier, Get Up Stand Up, I Shot The Sheriff, Concret Jungle...
Em suas músicas além de todos os temas acima citados, o tema amor sempre está presente, a paz está nas letras e nas notas. Se nesse domingo você quiser ficar em paz de espirito, ouvir um som legal ou apenas fazer uma pequena homenagem ao “leão do reggae”, escute Bob Marley, se você ainda não conhece, fica aí a dica.

8 comentários:

Unknown disse...

Aeeeee cara

mto legal esse blog, gostei mesmo

tipo muito bem escrito e com informações precisar
ainda mais sobre o Bob q eu curto bastante

ler essa postagem me deu mo vontade de ouvir toda carreira dele, farei isso já ^^

valeu mesmo por esse blog maravilhoso cara, vc está de parabéns

espero que as pessoas gostem assim como eu gostei

abração pra vc irmão e até+

Unknown disse...

noooossa che, você escreve muito bem.. sério mesmo! parabéns! adorei o post do bob.. deu muita vontade de ouvir.. pena que eu não tenho nada dele aqui ;~
se cuida irmão! adorei o blog
beijo!

O nome dela é: Miss Lexotan, 6mg... garota... disse...

Ahhh, nem precisa comentar nada né.
Basta cantar a paz de Jhá!

...Don't worry about a thing,
'Cause every little thing
is gonna be all right.
Sayin', don't worry about a thing
'Cause every little thing
is gonna be all right.
Rise up this morning
Smile with the rising sun
Three little birds...

Bêêêjo Che!

Mari =)

Unknown disse...

Mandou bem no texto hein Che.
Bob, clássico de nossas vidas

fique na paz de Jah...

beijo grande

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Wiebbeling disse...

Parabéns Che Guevara, muito bom o texto.

Bob Marley é o único som que me acalma quando eu to de cara com alguma coisa!

ABraço!

Fábio Castaldelli disse...

Coloquei você no MEME. Confira no meu blog. O meme funciona assim: 1- Pegue o livro mais próximo, com mais de 161 páginas. 2- Abra o livro na página 161. 3- Na referida página procure a 5.ª frase completa. 4- Transcreva na íntegra para o seu blog a frase encontrada. 5- Passe o desafio a cinco blogs)

Fábio Castaldelli disse...

faaala meu querido!!
te achei e já coloquei no meu blog o seu link!

parabéns pelo texto
vou sempre que puder lhe fazer uma visita

abração